(16) 99397-2002

8 Itens para verificar antes de viajar


1 - Óleo 

Verificar o óleo do motor do automóvel é uma das atividades de manutenção mais simples e mais importantes. Encontrar um problema com a lubrificação antes que ela danifique o motor pode poupar milhares de reais em custos adicionais. O melhor momento para verificar o óleo é quando o motor está quente. Para isso, basta localizar a vareta, retirá-la e verificar o nível.

Se constatar que o líquido está abaixo do nível indicado, leve o automóvel para fazer a troca do óleo e peça ao seu mecânico que verifique possíveis vazamentos. Além disso, a cor do óleo deve ser clara e fluida, não preta e gelatinosa.

 

2 - Fluido de transmissão 

Fluido de transmissão é o que mantém as engrenagens do seu carro funcionando. Verificar este item é tão simples quanto verificar o óleo, basta procurar por uma vareta chamada transmissão e repetir o mesmo processo feito com o óleo.

Nesse caso, você deve procurar um fluido de transmissão limpo e sem flocos de metal. Se você encontrar pedaços ou flocos de metal ligado à vareta, leve o seu carro ao mecânico imediatamente.
 

3 - Bateria 

Se você já virou a chave do seu carro e não viu nada acontecer, saberá a importância da bateria completamente carregada. Uma maneira fácil de verificar a carga da bateria é utilizar um voltímetro através dos polos. Você também pode verificar se os terminais da bateria estão limpos e sem corrosão.

Caso exista corrosão, uma maneira simples de limpá-los é usar uma escova de aço e uma lata de refrigerante cola. Tudo isso com o carro desligado e com a bateria desconectada. Após esse processo, as baterias ficarão mais limpas, o que aumentará o fluxo de eletricidade.
 

4 - Filtro de ar 

Verificar o filtro de ar em seu carro é uma boa ideia antes de fazer viagens longas, pois pode poupar gastos desnecessários. Verificar o filtro é bem simples: localize-o, abra o recipiente e retire o filtro.

Após esse processo, veja o quanto de poeira e sujeira o filtro tem recolhido. Se ele ainda for majoritariamente branco, provavelmente está funcionando bem, mas se estiver preto ou marrom, é hora de substituir por um filtro novo.


5 - Água do radiador 

O radiador mantém o motor frio, por isso é importante garantir que ele tenha água. Antes de verificar o nível da água do radiador, tenha certeza de que o carro não foi desligado recentemente, pois neste caso a tampa do reservatório estará quente.

Feito isso, abra a tampa e verifique se tem água no reservatório. Se não tiver o suficiente, adicione água. Se você estiver em um local que a temperatura é muito baixa, talvez seja necessária a adição de anticongelante.
 

6 - Luzes 
 
Esta é uma tarefa simples, mas útil, especialmente se você estiver viajando à noite. É importante verificar todas as funções de iluminação como faróis, lanternas, luzes de freio, luz de ré e setas.

Se você não tem alguém para ajudá-lo com os freios, coloque um tijolo ou outro objeto pesado no pedal do freio enquanto você caminha para a traseira do carro. Se você ver que uma luz está queimada, corra para uma loja de peças e providencie uma nova.


7 - Pneus

Este é outro procedimento simples e importante. Seus pneus são a única ligação que você tem com a estrada e, por este motivo, você deverá tratá-los muito bem. Primeiramente, pegue um medidor de pressão e verifique a pressão interna de cada pneu e compare com a medição indicada pela montadora.

A maioria dos postos de combustíveis possuem bombas de ar para calibrar pneus, então, não pense duas vezes antes de deixá-los em ordem. Além disso, verifique o desgaste de cada um dos pneus, confira se não estão carecas ou se um lado não está mais gasto do que o outro, pois isso pode significar falta de alinhamento.


8 - Caixa de ferramentas 

Certifique-se sempre se a sua caixa de ferramentas do carro está completa. Além disso, dependendo da duração da viagem você pode querer arrumar algumas coisas extras. Não seja daquele tipo que lamenta por ter deixado aquela chave em casa ou de ter esquecido de arrumar o macaco do carro. Uma caixa de ferramenta bem equipada pode te fazer economizar tempo e dinheiro.

Fonte: 
vidaeestilo.terra.com.br/