(16) 99397-2002

Como proteger o seu carro do sol


Proteger o carro dos danos causados pelo sol é um desafio diário para aqueles que precisam deixá-lo em local descoberto, seja em casa, no trabalho ou mesmo na rua.

Os raios ultravioletas podem danificar a pintura do veículo, provocando manchas e queimaduras. A boa notícia é que é possível prevenir esses estragos com alguns cuidados simples.

Capa de proteção

Capas de proteção são boas alternativas para quem não tem garagem, mas é preciso ter cuidado na hora de colocá-las. Se o veículo estiver molhado ou houver espaço para que a água penetre, podem surgir manchas na lataria. Outra dica para conservar o automóvel que dorme na rua é fazer uma cristalização, processo realizado em oficina mecânica que consiste na aplicação de uma resina protetora sobre a pintura.

Envelopamento

E se fosse possível envolver o carro em um plástico poderoso? A técnica conhecida como envelopamento reveste todo o veículo com adesivos de alta resistência, que protegem dos raios ultravioletas e também de pequenos choques mecânicos, como ralados e arranhões. A película transparente mantém a cor original do carro, mas quem quiser inovar pode apostar nas versões coloridas e espalhar ainda mais charme no trânsito.

Protetor de painel

Apesar de não trazer problemas à parte mecânica, os raios solares também podem danificar o painel do carro. O sol resseca o painel e com o tempo pode até trincar a peça. Para preservá-lo, utilize um protetor simples de papelão. Além de evitar rachaduras, ele deixa o volante menos quente na hora de voltar ao comando.

Outros cuidados

Lavar o carro periodicamente com sabão neutro ou xampu específico e secá-lo manualmente também ajuda a preservá-lo. Produtos químicos como sabão em pó e querosene podem manchar a pintura, principalmente se a lavagem for feita sob o sol.