(16) 99397-2002

Qual a calibragem que devo colocar nos pneus do meu carro?


A calibragem é um item determinado pela montadora do veículo, de acordo com os testes que faz durante a homologação do pneu, portanto, para saber a calibragem correta, consulte o manual do proprietário ou a fabricante do veículo.

Veja a seguir as consequências da pressão de ar fora das especificações. Assim como para nós humanos, a pressão também é importante para os pneus, pois se usada de forma incorreta, afeta o desgaste e consequentemente a sua vida útil.

O que é baixa pressão? O que acontece com o pneu?

Baixa pressão é a falta de ar dentro do pneu. Com isso, o pneu terá sua área de contato com o solo alterado, o que provocará um desgaste acelerado e irregular da banda na área dos ombros, reduzindo a sua durabilidade e aumentando o consumo de combustível. Outras consequências: superaquecimento, quebras e separações dos componentes da estrutura do pneu.

E a alta pressão?

O excesso de pressão também altera a área de contato do pneu com o solo, ocasionando também um desgaste acelerado, desta vez, no centro da banda de rodagem, encurtando a vida útil do pneu. Nunca imagine que a alta pressão compensará a sobrecarga!

Um pneu com alta pressão está enfraquecido, pois esta pressão é muito superior àquela para a qual ele foi projetado. O pneu fica mais suscetível a cortes e impactos, além de sacrificar o conforto ao dirigir.

Calibragem com Nitrogênio

O nitrogênio apresenta menor alteração de pressão e temperatura após longos percursos, podendo aumentar a vida útil do pneu (perceptível mais em pneus de caminhão devido ao maior tempo de rodagem e temperaturas, mas claro, dependendo das condições de uso). Usando nitrogênio, deve-se utilizar a mesma pressão recomendada para o ar comprimido. Pode-se misturar o nitrogênio com o ar comprimido, porém misturando os gases, haverá perda de algumas vantagens físicas do nitrogênio.

É recomendável que o usuário utilize um ou outro gás.

Posso mudar a medida do meu pneu?

Com relação à questão de adequação de medidas, recomendamos que o você consulte o manual de seu veículo pois é a montadora quem realiza testes e determina qual é a dimensão de pneu que mais se adequa à necessidade do seu carro. Geralmente os manuais informam uma medida que é equipamento original do carro e outra que é opcional.

Fonte: http://www.goodyear.com.br/