(16) 99397-2002

Você conhece o motor sem pistão e biela?


O motor Wankel é um motor de combustão interna que utiliza rotores com formato semelhante ao de um triângulo em vez dos pistões dos motores convencionais. Para melhor compreensão desse sistema mecânico tão diferente ao que estamos acostumados a ver, a equipe do Canal da Peça separou esse vídeo do canal Mecânica Automotiva Fácil e complementou com mais algumas informações no texto abaixo. Confira!



 

 

O alemão Felix Wankel , foi o inventor do famoso motor rotativo , mesmo sem cursar faculdade o mesmo foi capaz de criar essa “Obra prima sem pistões e Bielas”, que tinha a capacidade de entregar gigantescas cavalarias, e uma vasta facilidade de ganho potência extrema com poucos upgrades feitos para melhorar mais ainda sua performance, dispensando o uso de diversos cilindros e adotando uma única câmara como para fazer esta função.

Como Funciona? Afinal?

Dentro dessa câmara com este formato, temos um rotor com uma forma semelhante ao um triângulo, esse rotor faz a função equivalente ao pistão dentro dos motores comuns, fazendo um movimento giratório excêntrico ao eixo principal, que podemos dizer que tem a função equivalente ao Virabrequim dos motores convencionais dentro deste sistema. Os ciclos de Admissão, Compressão e Escape se desenvolvem da seguinte maneira:

1- O Ar é admitido na câmara
2- O Ar é Comprimido na parede da Câmara
3- Recebe a centelha da Vela, e entra em processo de Combustão
4- Os Gases são empurrados para fora da câmara O rotor tem a função principal de fazer com que os ciclos do motor ocorra para o funcionamento do motor de forma regular, podemos dizer sem tirar o mérito dos demais componentes que formam esse conjunto , que o Rotor é o coração do Motor Wankel , é a peça Crucial para o seu funcionamento porque através deste que ocorre funcionamento dos demais processos.