(16) 3512-5001 (16) 3512-5003

A importância da troca de óleo do carro


 

A principal função do óleo é lubrificar e proteger as partes móveis do equipamento, reduzindo ao máximo o atrito e evitando o desgaste do motor do seu carro. Há um sistema responsável por tudo isso: o Sistema de Lubrificação, que armazena, faz circular sob pressão, filtra e coleta o óleo para um novo ciclo.

 

O óleo contribui ainda para diminuir o calor gerado pelo motor, mantendo a temperatura das peças dentro dos limites. Com o tempo, além do próprio consumo, o óleo é contaminado por subprodutos gerados na queima do combustível e vai perdendo as propriedades lubrificantes tornando-se mais ácido, o que causa corrosão dos componentes do motor, esse é o motivo principal que nos leva a trocar o óleo.
 

Assim, enquanto não chegar a hora da troca, deve-se completar o nível. Não há nada de errado nisso. Uma dica importante: todo motor tem uma vareta que permite que você possa inspecionar o nível do óleo de seu carro.


Esqueça aquela história de que óleo preto significa que está velho, pelo contrário, se está preto é porque está lubrificando corretamente. O que vale é o prazo de troca que consta no manual do proprietário.


Quem não fica atento à data indicada para troca, ao nível e à qualidade e especificação correta do lubrificante, corre o risco de fundir o motor.

 

É por isso que é tão importante fazer a substituição do óleo. Faça a inspeção e a troca de óleo com quem entende.

 

 

Veja também:
Por que o motor do carro funde?
6 dicas para manter a pintura do carro nova
Quando devo fazer revisões em meu carro?
Qual é a diferença entre alinhamento e balanceamento?