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Freio do carro: os sinais de alerta que você não deve ignorar


 

O freio é o sistema de segurança mais importante de um veículo e fundamental para seu funcionamento correto. Caso este sistema estiver com problemas ou com falta de manutenção, a segurança de quem está dentro e fora do carro é drasticamente prejudicada.

 

Mas antes de parar de funcionar (nos casos mais graves, por exemplo) ou ficar mal regulado, o freio dá vários sinais de alerta ao motorista. Para saber quais são e como proceder em cada caso, continue lendo o texto.

 

 

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Ruídos na hora de frear

 

O principal sinal que mostra que não está tudo bem com o freio são os barulhos que aparecem logo que o motorista começa a frear.

 

Na maioria dos casos, os ruídos na hora de frear dão indícios que as pastilhas estão desgastadas e finas ou que são de uma qualidade inferior. Além do barulho, elas prejudicam a vida útil dos discos, o que promove um desgaste, muitas vezes, prematuro. Neste caso, o ideal é trocar o filtro, as lonas e pastilhas.

 

Outra situação bastante comum é o freio apresentar ruídos quando há acúmulo de sujeira em seu sistema. Neste e em todos os casos, o recomendado é procurar um mecânico para avaliar o sistema e identificar o real problema.

 

 

Luzes no painel

 

Ao aprendermos a dirigir, a primeira coisa que nos é ensinada é sempre ficar atentos às luzes do painel do veículo. São elas que nos avisam de vários problemas envolvendo os sistemas do carro.

 

Especificamente sobre os freios, existe uma luz no painel que acende sempre que a pastilha está desgastada. Caso ela acenda, procure um mecânico imediatamente para realizar a troca.

 

 

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Trepidação ao frear

 

A trepidação ao frear pode significar problemas desde a suspensão até folga nos rolamentos das rodas. Independente do defeito, qualquer vibração anormal deve ser levada a sério e ser corrigida o quanto antes, uma vez que pode diminuir a capacidade de frenagem em emergências ou quando a pista está molhada.

 

Vale ressaltar que uma leve trepidação no pedal só é normal em veículos com sistema ABS em freadas muito bruscas.

 

 

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