(16) 3512-5001 (16) 3512-5003

Gasolina, gasolina premium ou álcool: qual combustível usar?


 
Quando você abastece seu carro, por qual tipo de combustível você opta? Gasolina comum, gasolina premium, aditivada ou álcool? Independente da escolha, poucos sabem a diferença entre esses tipos de combustível. Pensando nisso, preparamos um post com as principais diferenças entre eles e suas respectivas vantagens e desvantagens, para que você possa fazer a escolha certa na hora de abastecer. Vamos conferir?
 
Gasolina comum
 
Vantagens
 
É o tipo mais utilizado e barato. Ideal para carros populares, com desempenho mediano e guiados em cidades. Não há nenhum benefício extra para o carro ou para o motor do automóvel.
 
Desvantagens
 
Sem aditivos, com o passar do tempo esse combustível gera resíduos nas válvulas do motor, o que aumenta seu consumo, fazendo seu carro necessitar de mais gasolina. Além disso, este tipo de combustível eleva a taxa de emissão de poluentes.
 
Gasolina Aditivada
 
Vantagens
 
Indicada por especialistas, essa versão tem a mesma octanagem dos combustíveis comuns – cerca de 87 octanas -, porém tem aditivos com detergentes e dispersantes que limpam o motor, filtros e tubulações dos veículos, mantendo os bicos injetores limpos e, com isso, gerando mais energia e menos poluentes. Além disso, seu consumo é menor do que o da gasolina comum.
 
Desvantagens
 
Mais cara que a comum, esse combustível perde seu efeito de limpeza quando utilizado em exagero e seguidamente. É recomendado utilizá-lo uma vez a cada três ou quatro abastecimentos.
 
Gasolina premium
 
Vantagens
 
Recomendada para carros esportivos e de alto desempenho. Sua elevada octanagem – acima de 90 octanas – faz com que os motores de alta potência, com maior taxa de compressão, tenham maior rendimento e o motor seja melhor aproveitado.
 
Desvantagem
 
São mais caras e, dependendo do veículo, o combustível pode não ser bem aceito pelo motor e até mesmo apresentar um desempenho insatisfatório.
 
Álcool
 
Vantagem
 
Esta é outra opção barata para veículos leves, como carros e motos. Entretanto, é menos poluente do que a gasolina, pois é fabricado a partir da cana de açúcar e não do petróleo.
 
Desvantagem
 
Este combustível apenas cumpre seu papel, sem oferecer benefícios extras ao veículo.
 
Temos certeza de que estas informações vão ajudar você no momento de escolher o melhor combustível para o abastecimento de seu carro. Viaje com segurança!

Fonte: 
www.emuitocarro.com.br
 
 
Veja também:
Por que o motor do carro funde?
6 dicas para manter a pintura do carro nova
Quando devo fazer revisões em meu carro?
Qual é a diferença entre alinhamento e balanceamento?