(16) 99397-2002

Peças do motor também precisam de manutenção


 

A função principal do motor é transformar combustível em energia capaz de gerar movimento nas rodas. O coração desse sistema é uma pequena câmara de combustão chamada cilindro.

Dentro de cada cilindro – carros de passeios normalmente têm quatro ou seis – estão os pistões.

A queima do combustível faz os pistões se movimentar, girando um eixo chamado virabrequim, que vai levar a energia mecânica até o sistema de transmissão, que por sua vez distribui essa energia para as rodas.

 

A bateria gera a corrente elétrica onde passa para o distribuidor dividindo a corrente entre as velas que faz o combustível explodir.

Há também dois filtros;

  • Óleo, que purifica o líquido lubrificante do motor,
  • Ar, que barra as impurezas do ar que o carro joga nos pistões.

Por fim, o radiador usa a água do reservatório para resfriar o motor, mantendo a temperatura controlada.

1. Imagine que seu possante está parado e você vira a chave no contato;
Quando isso rola, a bateria manda eletricidade para o motor de arranque, um motor elétrico que é ligado para fazer os pistões do cilindro se movimentar pela primeira vez. A partir daí, o motor tá ligado.


2. Para que o motor siga em movimento, os pistões precisam de combustível, que é injetado nos cilindros pelos bicos de injeção. O processo de combustão precisa obrigatoriamente de ar.


Ele entra no carro pelo filtro de ar, que barra as impurezas, e segue para o cilindro, possibilitando a explosão.

 

A relação ar/combustível tem de ser exata:

  • Com ar demais, o motor perde desempenho.
  • Com ar de menos, o consumo do carro aumenta.

4. Cilindro; primeiro, ocorre a entrada da mistura ar/combustível, quando a válvula de admissão está aberta. Depois, o pistão se movimenta para cima, comprimindo a mistura ar/combustível. Nessa hora, a vela recebe eletricidade da bateria e gera uma faísca, causando a explosão da mistura ar/combustível

 

5. A explosão gera um gás quente que se expande, empurrando o pistão para baixo. Esse “empurrão” faz o pistão movimentar o virabrequim, um eixo que recebe a energia de todos os pistões e a transforma em rotação.
No fim, a válvula de exaustão do cilindro se abre e os gases da combustão são liberados para o escapamento.

 

6. O movimento do virabrequim influencia outras peças. Primeiro, por meio da correia dentada, as rotações são transmitidas para uma polia que controla as válvulas . Se a correia se romper, as válvulas param de funcionar. O entra-e-sai de combustível e ar não rola e o carro pifa
 

7. Depois, a rotação do virabrequim é transmitida para o câmbio, um conjunto de engrenagens que transmite a energia da explosão dos pistões para as rodas, fazendo o carro andar.


A cada minuto, todo esse processo se repete até 6 mil vezes no motor do carro. 
 

Não ignore nenhum sinal de que seu carro não vai bem. Qualquer dúvida, entre em contato com a Biela Auto Peças e tire todas suas dúvidas.