(16) 3512-5001 (16) 3512-5003

Poupar para comprar: Dicas para comprar o carro dos sonhos


 

A fórmula para ter o carro dos seus sonhos na garagem não inclui milagres ou bilhetes premiados da Mega-Sena, é claro que com uma dessas opções seria muito mais fácil, mas com disciplina, organização, determinação e planejamento vamos mostrar que é possível.
 

Determine um prazo
“Sonho não tem data. Quando você define uma data, aí sim vira objetivo”, é o que defende Augusto Sabóia, planejador financeiro familiar. De acordo com ele, o primeiro passo para conseguir comprar o carro dos sonhos é escolher o modelo, anotar o preço e definir uma data para comprá-lo.


Descubra quanto você ganha e gasta
Pode parecer básico, mas muitos brasileiros não sabem quanto realmente entra em sua conta-corrente por mês. O problema é acabar assumindo dívidas baseadas no salário bruto e não no líquido e, por isso, não conseguem guardar dinheiro. O segundo passo é fazer um orçamento, ou seja, anotar todas as receitas e despesas do mês.


Corte gastos e faça sobrar dinheiro
Depois de descobrir o valor real do salário, aumente sua capacidade de poupar. "É necessário fazer a seguinte pergunta para todos os itens: por que eu gasto com isso? Há gastos desnecessários, como ter cinco cartões de crédito, pagar academia e nunca ir, ter um pacote de TV a cabo enorme, sendo que nunca assiste canais diferentes", questiona Fábio Gallo Garcia, professor de finanças da FGV. Outra dica importante é: guarde o dinheiro logo depois de receber o salário, assim como você faz com a conta de luz e de água, por exemplo.


Primeiro, aposte em um básico
Outra forma de fazer dinheiro sobrar no fim do mês é comprar um carro mais básico no início. “O segredo para ter um Mercedes aos 40 anos é ter um Fiat Palio aos 20, não um Toyota Corolla. Hoje, aquilo que você deseja no Corolla já está, por exemplo, no Ford Ka. O modelo já tem até direção elétrica”, afirma Sabóia. O objetivo é gastar menos com IPVA, combustível e seguro e conseguir poupar ainda mais.


Tenha paciência
Após descobrir quanto pode economizar, você provavelmente perceberá que conquistar seu sonho não será tão fácil. Poupar pode levar muito tempo e, segundo Gustavo Cerbasi, mestre em administração e finanças pela FEA-USP e autor do best-seller Casais Inteligentes Enriquecem Juntos, não vale a pena fazer grandes sacrifícios para acelerar as economias. “O ataque às pequenas despesas tende a ser um tiro no pé. A pessoa deixa de jantar fora com a esposa e, depois de dois anos, o relacionamento vai por água abaixo.”


Tenha uma carteira de investimentos variada
Escolher o lugar certo para guardar dinheiro é fundamental. Para Cerbasi, vale apostar em várias formas de investimentos, como fundos de renda fixa com taxa de administração baixa (LCI e LCA, por exemplo) e até no mercado financeiro (ações confiáveis, com baixo risco). Comparada a outros fundos de investimento, a caderneta de poupança não é boa opção – a inflação e a taxa básica de juros (Selic) elevadas reduzem a rentabilidade do seu dinheiro.

 

Biela Auto Peças

 

Veja também:
Por que o motor do carro funde?
6 dicas para manter a pintura do carro nova
Quando devo fazer revisões em meu carro?
Qual é a diferença entre alinhamento e balanceamento?