(16) 99397-2002

Profissional dá dicas para tirar manchas de veículos


 
Fezes de passarinho são as que mais corroem o verniz da tinta do veículo, deixando manchas

Pode até parecer bobagem e preocupação exagerada, mas as manchas deixadas nas latarias de veículos, sobretudo carros, pelas fezes de passarinhos são consideradas um pesadelo pela maioria dos proprietários. Esteticamente a mancha já incomoda. Porém, se o assunto não for tratado com a devida atenção, uma simples mancha pode trazer aborrecimentos ainda maiores.

No entanto, fica a dúvida: onde deixar o veículo estacionado? Em baixo de uma sombra – correndo o risco de ser vítima de um bombardeio por parte dos pássaros – ou estacioná-lo exposto ao sol, situação que também pode trazer riscos para a lataria do carro?

Com a palavra, o profissional de funilaria e pintura, José Alves. Segundo ele, por conter ácido úrico, as fezes de passarinho corróem o verniz da tinta do veículo, deixando manchas, caso não seja removida rapidamente. O prazo indicado é de até quatro horas. Mas, se puder remover a mancha o quanto antes, a pintura do veículo agradece. Há casos em que o retoque da pintura não adianta, sendo preciso pintar a peça inteira. Outro perigo é quando se deixa para mais tarde o que se pode fazer na hora. Ou seja, deixar para tirar a mancha depois que ela seca não é uma boa opção. "Isso também representa um risco, já que seca, as fezes podem arranhar a pintura. Carregar um pano umedecido é uma boa dica, já que se pode remover a sujeira antes de ela secar totalmente, evitando danos para a pintura do veículo", explica José Alves. 

Já em relação à exposição ao sol, José Alves lembra que, apesar de fugir dos passarinhos, "franco-atiradores", deixar o veículo exposto à luz solar também não é recomendável, pois existe o risco de se perder cor na tintura da lataria. Ainda assim, ele lembra que alguns produtos no mercado garantem a proteção do veículo em relação à luz solar. 

Fonte: 
http://www.jmonline.com.br/
 
 
Veja também:
Por que o motor do carro funde?
6 dicas para manter a pintura do carro nova
Quando devo fazer revisões em meu carro?
Qual é a diferença entre alinhamento e balanceamento?